Olá,
Confesso que esta semana custou a passar. Muitas coisas para fazer e muitas horas deixadas por dormir. Mesmo assim, há uma coisa que não pode faltar na semana. O que será? É aquele momento em que faço uma pausa e vou para a cozinha fazer um doce. Serve para meter as ideias em ordem e para fazer um plano mental do que se aproxima.
Este bolo é daqueles bolos que só sujam uma taça. Gosto tanto de bolos assim. Gosto da simplicidade. É bom inovar mas também é bom manter o tradicional. Voltar a usar aquela forma de alumínio velhinha e a fazer aquela cobertura de sempre. Lambuzar os dedos com a massa de bolo e sujar o avental de farinha.
Podem fazê-lo sem batedeira, sem robot de cozinha ou podem fazer com eles. Eu preferi fazer à mão. Sem grandes artifícios. Apenas juntar e mexer. E ficou um bolo bonito e fofinho. Daqueles que tanto comemos ao lanche como comemos a seguir à refeição.
Um bolo moreninho a combinar com o tom da pele de Verão. Um bolo para fazer no fim de semana ou a meio dela. Quem me deu esta receita já não me lembro (acusem-se) mas tinha-a perdida nos bolsos de uma mala mais antiga. E que surpresa feliz foi encontrar esta doce e simples receita.
Vamos a isso? Um beijinho e feliz fim-de-semana!
Bolo Moreno
O que faz falta:
5 Ovos
2 e 1/2 cháv. (chá) de Açúcar
2 cháv. (chá) de Farinha com fermento
1/2 cháv. (chá) de Chocolate em pó
1 cháv. (chá) mal cheia de Óleo
1 cháv. (chá) de Água
1 Pitada de Sal fino
Raspa de 1 Limão pequeno
200 gr. de Chocolate para culinária
200 ml de Natas (usei light)
1 colher (sopa) rasa de Açúcar em Pó (opcional)
Como Fazemos:
Numa tigela alta, misturamos os ovos. Adicionamos o açúcar e batemos bem. Vamos juntando a farinha e o chocolate em pó aos poucos mexendo sempre. Incorporamos o óleo e a água até obtermos uma massa mais ou menos liquida. Envolvemos a raspa de limão.
Untamos e enfarinhamos uma forma com manteiga e farinha respectivamente. Levamos ao forno pré-aquecido nos 180ºC por 40 minutos. Passamos uma faca à volta da forma e desenformamos sobre um prato.
Ao mesmo tempo que o bolo coze fazemos a cobertura. Para isso, fervemos as natas com chocolate em pedaços sem parar de mexer. Quando o chocolate estiver em creme misturamos o açúcar em pó. Reservamos. Deixamos o bolo arrefecer um pouco e cobrimos o bolo com o creme de chocolate.
Observações: Este é um bolo muito fácil de fazer. Fica fofinho e húmido. A cobertura dá-lhe uma riqueza no sabor e uma cremosidade. É daqueles bolos que cria uma crosta por cima por isso podemos sentir várias texturas ao dar uma dentada. Podemos não adicionar o açúcar em pó na cobertura, depende do gosto pessoal de cada um e do grau de gulosice.
Que delicia Sarinha e que pratica, pois nem se suja muita loiça, adorei amiga
ResponderEliminarbeijinho e bom fim de semana!
Mas que bom aspeto !
ResponderEliminarXoxo
www.atwednesdaysiwearpink.blogspot.pt
Esse teu bolo tem mesmo muito bom aspecto!
ResponderEliminarOlá Sara!!!
ResponderEliminarFazer um bolo à mão é uma sessão de terapia, né? Acho ótimo para alinhar as idéias!!
O seu bolo ficou super apetitoso e com uma calda de encher os olhos!
Beijos mil e ótimo final de semana pra ti! =)
Adorei!
ResponderEliminarÓtimo aspeto!
ResponderEliminarBlog / Facebook / Instagram
Olá Sara
ResponderEliminarMuito obrigada pela sugestão...amanhã vou fazer essa receita. Gosto da ideia de ir para a cozinha com as minhas filhas e poder lambuzar os dedos com a massa do bolo, como a Sara diz. Esta receita parece uma delícia.
Bom fim de semana e um beijinho
Carla
Que bom aspeto que isso tem! Às vezes sabe mesmo bem fazer um bolo simples :)
ResponderEliminarOlá Sara
ResponderEliminarTal como tinha dito anteriormente, aproveitei o domingo para fazer este bolo. Além de sujar pouquíssima loiça, ficou realmente uma delícia. As minhas filhas adoraram fazê-lo, e comê-lo, nem se fala. Recomendo vivamente.
Boa semana
Carla