Quando comecei a cozinhar mais a sério havia muita coisa que comprava feita. Molho de tomate, caldos e alguns molhos. O molho bechamel estava entre os que comprava sempre feito. Até que comecei a ler mais, a investigar mais e a perceber que existem básicos que devemos aprender a fazer pois estes vão fazer muita diferença. Além de mais saudáveis pois são livres de conservantes e daqueles nomes esquisitos que não sabemos ler, são também mais saborosos. Claro que não sou extremista e continuo a comprar muito de vez em quando já pronto.
E porque não fazia eu molho bechamel em casa? Porque pensava que era dificil de fazer. E na realidade não é. Então quem tem robot de cozinha ainda fica com a tarefa mais facilitada. Mas isso são conversas para outro dia visto que hoje vamos fazer da forma tradicional.
Demorei algum tempo até perceber que é tão importante sabermos fazer uma receita mais elaborada como sabermos fazer uma coisa mais simples mas que nos vai servir de base para muitos pratos. Por isso escolhi o título deste post. Vamos voltar aos básicos? Lembrar que eles também são importantes na nossa cozinha? Resolvi dar-lhes o valor que eles têm e criar aqui no blog algumas receitas base para mostrar o quanto elas são importantes. Só que nem sempre nos lembramos.
Neste post a estrela é o molho bechamel que pode ser usado em muitos pratos gratinados e não só. Fiquem por aí que sexta-feira vou mostrar onde usei este molho especificamente.
O segredo deste molho é não deixar criar grumos mas com a ajuda de uma vara de arames facilmente conseguimos evitar isso.
Um beijinho. Até breve e bons cozinhados.
Molho Bechamel
O que faz falta:
65 gr. de Manteiga
75 gr. de Farinha
750 ml de Leite
Sal, Pimenta preta, Noz moscada a gosto
Sumo de limão a gosto.
Como Fazemos:
Derretemos a manteiga num tachinho. Juntamos a farinha e mexemos bem até que esta cozinhe. Adicionamos o leite aos poucos mexendo sempre. Cada vez que secar adicionamos mais leite {ver vídeo abaixo}. Com a vara de arames envolvemos bem de forma a desfazer alguns grumos. Deixamos engrossar um pouco e colocamos os temperos. Desligamos o lume e sem parar de mexer regamos com o sumo de limão.
Transferimos o molho para um recipiente frio. Se não formos usar o molho de imediato tapamos com uma película aderente de forma a que toque em toda a superfície do molho para não criar capa. Usamos a gosto.
Acho que só comprei feito duas vezes! Não digo que por vezes não posso dar jeito já feito quando estamos apressados mas é tão fácil de fazer e compensa tanto em sabor :) Adoro!
ResponderEliminarBeijinhOS Ana
http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/
É verdade!!! Compensa tanto no sabor. Beijinho Ana.
EliminarOlá :)...
ResponderEliminarExcelente aspecto e optima sugestão :)...
Beijocas
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
Obrigada! :)
EliminarTambem era costume comprar já feito, depois aprendi a fazer no tacho e deram-me uma dica de que se fizesse grumos a varinha mágica resolvia o assunto em três tempos, e assim deixei de comprar.
ResponderEliminarAgora na bimby é ainda mais facil de fazer, por isso nunca masi comprei.
Pinta
A dica da varinha mágica é impagável!!! :D Resulta sempre.
EliminarSim e no robot ainda melhor! Bejinho.
Sabes, quando comecei a comprar as minhas primeiras revistas de culinária, encontrei muitas receitas com bechamel. Na altura não sabia o que era, nem tão pouco havia internet para pesquisar. Na revista apenas mostravam a caixa que era da parmalat. Um dia pedimos na mercearia para mandarem vir. Quando finalmente passou a haver na prateleira da mercearia foi uma festa. E daí várias receitas surgiram. Depois, vai que um dia uma revista trazia a receita do bechamel. Fizemos em casa e ficou super aprovado! Hoje em dia é coisa que nunca compro. Na verdade uso raramente, mas quando preciso faço na Bimby e também já fiz muitas vezes à mão! Beijinhos
ResponderEliminarOlha eu também tenho umas quantas revistas que têm essa tal caixa! Que giro!
EliminarHerdei da minha mãe. Olha agora quando preciso também recorro ao robot mas é sempre bom saber fazer tradicionalmente não vá ele um dia lhe dar a preguiça. eheh
Bj
Também faço em casa e fica delicioso.
ResponderEliminarbjns
Fica não é verdade! :D Beijinho
EliminarSuper fácil de fazer, vou tentar <3
ResponderEliminarDeve ficar ainda mais delicioso!
Beijinhos!
http://www.blahoestraich.com.br
É garantido que fica uma delícia! Beijinho
EliminarAcho que nunca comprei bechamel já feito, por acaso, comecei a fazê-lo logo de raiz! Até porque, como dizes, é muito mais simples do que parece :) O teu ficou tão cremoso :D
ResponderEliminar