quarta-feira, 26 de abril de 2017

Risotto de Camarão super fácil!

Risotto, aquele prato de arroz que quando não percebemos nada disto achamos que é super complicado. 😱Claro, que falo com conhecimento de causa. Eu própria durante algum tempo achava que este prato de arroz com um nome finório era dificílimo.

No meu singelo conhecimento, o risotto é um arroz cremoso que ao contrário do arroz normal é cozinhado ao adicionarmos um caldo aos poucos e mexendo sempre. O caldo que usamos vai ser determinante no sabor do risotto. Fácil não?
Por aqui adoramos, um belo risotto. É tão reconfortante e quentinho. 😍 Além disso é dos poucos pratos Italianos que o Sarinho adora. Mas para ele sem parmesão. 

Esta receita é mesmo muito fácil e é feita com poucos ingredientes. É um prato óptimo para os dias que estamos com mais pressa mas mesmo assim queremos comer alguma coisa mais composta. O truque para que o risotto cozinhe mais rápido e uniforme é fazê-lo numa frigideira em vez de num tacho. Desde que comecei a fazê-lo assim que todo o processo é muito mais rápido.

Sei que a receita parece meio extensa mas quando o assunto é risotto eu fico entusiasmada. Não se deixem intimidar. Porque depois de lerem tudooo vão ver que é garantido sair bem. 😁

Está na hora! Para a mesa! Um beijinho, até breve e bons cozinhados! 😚
Risotto de Gambas Fácil

O que faz falta para 2: 
Chávena=250 ml

10 Camarões com casca e cabeça
1 Delícia de Lagosta (ou delícias do mar)
1/2 Cenoura pequena
1 ramo de Coentros
1 dente de Alho
1 Cebola
3 chávenas e meia de Água
1 fio de Azeite
1 chávena de Arroz para Risotto
1 colher (chá) de Manteiga 
Sal e Pimenta preta q.b.
1 colher rasa de (sopa) Queijo Parmesão ralado 
Como Fazemos:
Começamos por arranjar os camarões. Retiramos a casca e a cabeça. Reservamos as cascas. Retiramos a tripa dos camarões. Para isso basta fazermos um golpe ligeiro nas laterais dos mesmos e tirar os fios/tripas. 

De seguida, vamos fazer o caldo, numa panela colocamos a cenoura, metade da cebola, o alho esmagado com pele, os coentros e as cascas dos camarões assim como as cabeças. Regamos com 3 chávenas e meia de água Temperamos o caldo com um pouco de sal e pimenta. Levamos ao lume. Depois de ferver deixamos por 20 minutos. Coamos o caldo.

Picamos a restante cebola e refogamos numa frigideira larga com um fino fio de azeite. Por cima, colocamos o arroz e mexemos. Cozinhamos em lume médio/baixo. Agora vamos adicionar uma chávena de caldo de cada vez ao arroz. Ao juntarmos o caldo, mexemos sempre o arroz e quando secar voltamos a adicionar mais uma chávena até colocarmos 3 chávenas de caldo no total. Temperamos com um pouco de sal à medida que vamos cozinhando o arroz. Não esquecendo que o caldo já tem sal, a manteiga e o queijo parmesão também.

No momento em que juntamos a segunda chávena de caldo, juntamos também a delícia de lagosta aos cubos pequenos. E ao adicionarmos a última chávena adicionamos os camarões. Devemos mexer sempre o risotto. É muito importante para que fique bem cremoso. Quando o arroz tiver bem cozido e não totalmente seco, desligamos o lume, adicionamos a manteiga e metade da quantidade de parmesão. Envolvemos. Servimos de imediato temperado com um pouco de pimenta preta e polvilhado com o restante parmesão.

Considerações finais:
Esta é uma comida para comer na hora. Não fica tão maravilhoso aquecido. 
Fica ainda melhor se comido com uma colher.
Para uma receita com mais rendimento basta dobrar a receita.
Se por acaso o arroz não ficar totalmente cozinhado com a quantidade de caldo que especifiquei basta adicionar mais um pouco. Isso pode acontecer se cozinharmos o nosso risotto em lume muito alto. A água vai evaporar e o arroz não vai cozinhar como devia.

8 comentários:

  1. Uma refeição que me satisfaz por completo, adoro!

    ResponderEliminar
  2. Para mim também tem de ser sem queijo! Há pouco tempo me aventurei por este prato, mas adooorroo! :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Que linda apresentação Sarinha :D
    Só fiz risotto uma duas vezes na minha vida, acreditas? É tão bom, nem sei porquê não o faço mais vezes.
    Ótima sugestão, beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  4. Um aspecto divinal!! Queroooooooo!!!
    Beijinho
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Uma pessoa está há semanas sem vir aqui e quando vem depara-se com um risotto... ainda por cima de camarão? Tu assim matas-me! Eu gosto tanto, mas tanto! Não imaginas! Mas depois faço poucas vezes por requerer muita atenção e com medo que não fique cremoso... conta-me os truques todos, please Sarita :)
    Muitas saudades!
    Beijinhos grandes!*

    ResponderEliminar
  6. Eu adio fazer risotto porque costumo gostar do arroz solto e não sei se ia apreciar, mas acho que vou ter de tirar teimas, até porque já vi gente a gostar mesmo sendo como eu fã de arroz mais soltinho! E começarei de certeza por um como esse, de camarão, porque se houver algum que me convence é um assim :D

    ResponderEliminar