Quando a Maria Joana do blog Limited Edition me convidou para participar no seu #desafiosaudável ponderei se seria a pessoa certa para fazê-lo. Mas porque não? Contar a minha história alimentar e a minha perspectiva sobre esse assunto.
Não escondo de ninguém que sou uma pessoa que aprecia muito todo o processo que envolve a comida e a sua confecção, desde a escolha dos ingredientes ao degustar, de preferência em boa companhia. E esse gosto por vezes complica o processo de ser 100% saudável.
Em casa dos meus pais, sempre comemos muitos legumes, a alimentação sempre foi variada, a minha mãe luta para isso. A nossa ligação à terra e à agricultura talvez tenha dado um empurrão. Quando saí de casa dos meus pais na sede de aprender novos pratos abusei um pouco. Notei no peso, na pele e na resistência física. Quando me apercebi disso comecei a investigar mais sobre a alimentação saudável. Os ingredientes diferentes e as cores fascinaram-me. Foi aí que se deu uma transição. Não sou fit (como se diz hoje em dia) mas prezo o equilibrio. Gosto de comprar produtos biológicos quando tenho oportunidade, gosto de ir aos mercados locais onde posso falar com os produtores e sentir o cheiro verdadeiro das coisas. Isso para mim é um verdadeiro encanto!
Para mim a verdade é o equilibrio. Não nos privarmos daqueles momentos mais pecaminosos com quem gostamos. Hoje "pecamos" amanhã compensamos. Não devemos adiar o que nos faz felizes.
A minha alimentação, hoje em dia, baseia-se muito na máxima, devemos comer um pouco de tudo mas nas horas certas para tal. Cá em casa, fiz algumas trocas que para mim fazem a diferença. O pão sempre foi escuro mas as massas passaram a ser integrais, o arroz basmati, a batata doce reina, assim com as carnes brancas e o peixe. Os pratos começaram a ser mais coloridos.
E como é que uma pessoa que tem um blog de culinária consegue ter uma alimentação controlada. O segredo é a partilha. Quando estou num dia menos bom eu faço bolos, é a minha forma de descomprimir, que posteriormente partilho com os colegas, amigos e familia. Nunca ouviram o ditado de "dividir o mal pelas aldeias".
A receita que escolhi para participar no #desafiosaudável é dedicada a todas mulheres que a uma certa altura do seu mês ficam com uma fome e gula incontrolável. Acontece a todas, não é verdade? Somos humanas! São uns bombons de coco e chocolate negro do bem para comer sem culpas. Quem é amiga quem é?
Finalizando, acho que como em tudo na vida, cada um tem a sua verdade. E neste tema da alimentação, que agora está na ordem do dia, cada qual deve conhecer o seu corpo e adaptar-se. Não pensem que vai ser uma chatice, investiguem sobre o assunto. Cozinhar é ser-se criativo e no que toca a cozinhar saudavelmente ainda mais. Não sou a favor dos extremismos, nem cedo a modas mas acho que nos devemos consciencializar sobre os perigos de uma alimentação abusiva. Fundamentalmente temos que manter a nossa mente sã e o nosso corpo igualmente. Enquanto pensamos nisso, vamos comer um bombom?
Bombons de Coco e Chocolate Saudáveis
O que faz falta para 18:
1 e 3/4 de cup de Coco Ralado
3 colheres (chá) de Óleo de Coco derretido
3 colheres (sopa) de Mel ou Agave
2 colheres (sopa) de Leite de Amêndoa
1 pitada de Sal
100 gr. de Chocolate Negro a partir de 75% de Cacau
Coco Ralado para decorar
Como fazemos:
Num robot de cozinha que processe alimentos, colocamos 1 cup de coco ralado e o óleo de coco derretido. Ligamos em velocidade alta até obtermos uma mistura amanteigada. Se necessário, desligamos a meio tempo e passamos a espátula à volta para fazer descer a mistura. É importante que o coco nesta fase fique com uma consistência húmida e pegajosa tipo manteiga. Na yämmi demoramos cerca de 3 minutos na velocidade 7, parando a cada minuto.
De seguida, juntamos o mel ou agave, o leite de amêndoa e o sal. Processamos novamente em velocidade alta até estar bem misturado. Juntamos o restante coco e misturamos mais uns segundos até estar bem ligado. Retiramos esta mistura do robot e formamos pequenas bolinhas. Levamos ao frigorífico por 1 hora no mínimo.
Passado esse tempo, retiramos as bolinhas do frio e derretemos o chocolate em pedaços no microondas por 2 minutos, parando a cada 30 segundos para mexer.
Passamos as bolinhas pelo chocolate de forma a cobrir as mesmas totalmente. Colocamos sobre um papel vegetal. Polvilhamos com algum coco ralado para decorar. Levamos novamente ao frio até o chocolate firmar.
Guardamos num recipiente hermético por 2 semanas no máximo.
Todos vocês podem participar neste desafio. Basta escreverem à Maria Joana para lim.edition2012@gmail.com e ela arranja-vos uma data para participar. Se fizerem algumas das receitas já partilhadas usem #desafiosaudável e partilhem connosco as vossas versões e interpretações para um estilo de vida mais saudável.
Como leram a minha história não é impactante mas prova que pequenas mudanças podem fazer a diferença a longo prazo. Acreditem que vão notar!
Um beijinho, até breve, comam bem e sejam felizes!
ficaram mesmo perfeitinhos esses bombons esse interior é mesmo top! Adorei.
ResponderEliminarBlog - O Cantinho dos Gulosos
Na alimentação, como em tudo na vida, há que haver equilíbrio. É isso que aplico na minha alimentação. Não deixei de comer nada, tudo tem lugar na minha alimentação só que, lá está, com mais sensatez e equilíbrio! A vida é curta demais para não comermos aquilo que gostamos! Eu acredito que há muita gente fit feliz com o tipo de alimentação que tem, mas também acredito que há muita gente infeliz. Eu não seria feliz a ter dietas restritivas. Comer para mim é mesmo um prazer!
ResponderEliminarEsses teus bombons são maravilhosos! Fazem-me lembrar o bounty que é um chocolate que eu adoro! Beijinhos
Que perdição...já comia!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Nhami!! Desafio mais que superado!!
ResponderEliminarBeijinho
https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/
Querida Sara, obrigada pela tua deliciosas participação no meu #desafioreceitasaudável! Estes teus doces têm um aspecto fantástico e eu fiquei a saber como se fazem bombons, que era algo que desconhecia e agora vai ser um festim de chocolate cá por casa! Eheheh! Beijinho
ResponderEliminarFicaram perfeitos!
ResponderEliminarbjns