Não escondo que sou fã de um belo fast food. Claro que não é coisa que coma com frequência mas de vez em quando sabe muito bem. A minha predilecção recai nas pizzas. Que nem sei bem se podemos considerar fast food. Adoro uma boa pizza! 😍 Seja de massa fina ou de massa grossa. A uma certa altura a massa fina era a minha preferida mas de momento só peço que seja bem feita e com o rebordo crocante.
O Sarinho não é apreciador de pizzas porque não come queijo e vamos ser sinceros...qual é a piada de uma pizza sem queijo? Mesmo assim faço algumas vezes em casa só para mim. Dá para perceber o quanto eu gosto? 😀
Já fiz vários tipos de receitas de massa de pizza mas de momento procurava uma massa 100% integral, logo mais saudável e que me pudesse satisfazer o "vício". Depois de alguns testes cheguei a esta massa que é simples de fazer e que tem ingredientes um pouco mais sadios.
Acabada de fazer fica com uma crosta nas bordinhas e a massa fica leve. Vale a pena experimentar, acreditem! A cobertura fica na imaginação de cada um.
Vamos comer uma fatia? Um beijinho. Até breve e bons cozinhados!!! 😚
Massa de Pizza 100% IntregralO que faz falta para 1:
195 gr. de Farinha Integral
7 gr. de Fermento Biológico Seco
1 colher (chá) de Sal
1 colher (chá) rasa de Açúcar Mascavado
80 ml de Água morna
1 Clara de Ovo M
15 ml de Óleo de Girassol
Como Fazemos:
Robot de Cozinha (Yämmi I)
No copo do robot colocamos a farinha integral, o fermento biológico seco, o sal e o açúcar mascavado. Ligamos por 15 segundos a velocidade 4.
Adicionamos a água morna, a clara de ovo e o óleo de girassol. Amassamos na velocidade 4 por 2 minutos e meio.
Retiramos a massa do copo do robot, formamos uma bola e transferimos para um recipiente untado com azeite. Tapamos e deixamos levedar no mínimo 2 horas ou de um dia para o outro num sítio abrigado.
Esticamos a massa numa superfície enfarinhada e colocamos a mesma sobre uma forma refractária também enfarinhada. Cobrimos a gosto. Neste caso usei molho de tomate, oregãos e mozzarella fresca. Levamos ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 a 30 minutos ou até dourar.
Tradicional
Começamos por misturar os ingredientes secos (a farinha, o fermento, o sal e o açúcar mascavado. Adicionamos a água morna, a clara de ovo e o óleo de girassol. Com a batedeira e as varas de gancho batemos por 10 minutos ou até formar uma bola de massa homogénea.
Formamos uma bola e transferimos para um recipiente untado com azeite. Tapamos e deixamos levedar no mínimo 2 horas ou de um dia para o outro num sítio abrigado.
Esticamos a massa numa superfície enfarinhada e colocamos a mesma sobre uma forma refractária também enfarinhada. Cobrimos a gosto. Neste caso usei molho de tomate, oregãos e mozzarella fresca. Levamos ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 20 a 30 minutos ou até dourar.
Já comia!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Cá em casa também adoramos pizza! Faço de vez em quando ao fim de semana! Há uns dias fiz com massa normal para a minha gente e com massa integral só para mim! A minha receita foi muito parecida com essas, só não juntei óleo, optei por azeite. Estiquei demaise acabou por ficar bem fina, e eu prefiro massa mais altita! Embora eu goste de pizza de qualquer maneira, desde que a massa seja boa! E esta fica realmente muito boa, com um sabor diferente mas muito agradável! Beijinhos
ResponderEliminarCom massa integral nunca fiz.
ResponderEliminarEssa ficou excelente e já se comia.
Boa semana
Eis a receita tão aguardada! :)
ResponderEliminarA minha primeira tentativa não foi com a integralidade de farinha integral, mas vou ter que experimentar esta receita sem dúvida!
Beijinhos querida Sara! :)