Páginas

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Carne de Porco com Camarão

Olá! 😊
Podia tentar encontrar um nome mais chique para esta carne mas acho que não vale a pena. Afinal o que precisamos é que a receita seja clara de ler e rápida de fazer não é?
É o caso desta carne. É uma adaptação da tradicional Carne de Porco à Alentejana porque infelizmente as ameijoas nem sempre caiem bem no meu estômago mais sensível. O processo é basicamente o mesmo.

Esta é daquelas receitas que calham sempre bem e até diria que é ótima para servir a passar na nossa casa para nos visitar. Neste caso não servi com batatas fritas e sim com arroz mas sabemos que umas batatas fritas iam casar na perfeição.



CARNE DE PORCO COM CAMARÃO

O que faz falta: (para 3)
- 700 gr. de Rojões de Porco
- 3 colh. (sopa) rasas de Massa de Pimentão
- 3 dentes de Alho picados
- 2 folhas de Louro
- 100 ml de Vinho Branco
- 1 pitada de Sal
- Pimenta Preta a gosto ou Piri Piri
- 1 Fio de Azeite
- 350 gr. de Camarões congelados
- Sumo de Limão a gosto
- 1 ramo de Coentros frescos picados


Como fazer:

Começar por arranjar a carne, Descartar as gorduras maiores e cortar em cubos mais pequenos. Com algum tempo de antecedência (idealmente de um dia para o outro), temperar a carne com a massa de pimentão, os dentes de alho laminados, as folhas de louro, o vinho, a pimenta ou pipi piri e com um pouco de sal se necessário.


Aquecer o azeite numa frigideira larga. Colocar a carne escorrida. Reservar a marinada para mais tarde. Cozinhar em lume médio/brando. Quando a carne estiver quase no ponto, aumentar o lume para mais alto e dourar um pouco. Mexer a carne de vez em quando para dourar uniformemente. Neste ponto, adicionar a marinada e se necessário um pouco de água. Juntar os camarões ligeiramente temperados com sal e deixar cozinhar em lume médio. Desligar. Regar com um pouco de sumo de limão e perfumar com coentros. Servir quente.


💡 Se quiserem elevar o prato usem lombinho de porco em vez de rojões. Encarece o prato mas o resultado é muito bom. Pois esta carne é muito macia.


Um beijinho! Bons cozinhados.
Sara

Sem comentários:

Enviar um comentário